Razão Número 3 - Deus é imutável


Como o homem é hoje, Deus já foi. Como Deus é, o homem poderá ser.”1

Essa é uma frase de Lorenzo Snow, quinto presidente da Igreja SUD, ela expressa um pensamento muito significativo ao redor do qual gravita toda a teologia SUD, a “exaltação dos santos”, doutrina que expressa a idéia de que os sud fiéis aos convênios eternos alcançarão o mais alto grau de exaltação no céu, contudo ela revela também algo sobre a forma como eles entendem o próprio Deus, como um santo homem exaltado, chamado por eles de Pai Celestial, possuidor de um corpo como o nosso, pai na carne de todos os seres humanos e anjos através do ato sexual com uma ou mais mães celestiais também exaltadas junto com ele formando uma família eterna. Aqui há muita informação, mas devemos nos ater por enquanto à natureza do Pai revelada nessa doutrina, a de que ele foi um homem de carne e ossos em outro mundo, tendo sido ele também concebido por um pai celestial ancestral, que também foi exaltado e chegou a ser Deus, e assim sucessivamente, seguindo uma cadeia de nascimentos, casamentos, e exaltações sem fim. Lorenzo Snow não está sozinho nessa afirmação, mas revela que o próprio Joseph Smith Jr defendia essa tese2.

O Deus sud é mutável, mas o Deus judaico-cristão é imutável. Veja o que a Palavra de Deus afirma sobre Ele:

“O Senhor diz: Eu sou o Senhor e não mudo. É por isso que vocês, os descendentes de Jacó, não foram destruídos. “ (Malaquias 3:6)

“Ó meu Deus, tu que vives para sempre, não me leves agora, antes que eu envelheça! No começo, criaste a terra e, com as tuas próprias mãos, fizeste o céu. A terra e o céu vão acabar, mas tu viverás para sempre. A terra e o céu se gastarão como roupas. Tu os trocarás como se troca de roupa, e eles serão jogados fora. Mas tu és sempre o mesmo, e a tua vida não tem fim. ” (Salmo 102:24-27)

Tudo de bom que recebemos e tudo o que é perfeito vêm do céu, vêm de Deus, o Criador das luzes do céu. Ele não muda, nem varia de posição, o que causaria a escuridão” (Tiago 1:17)

Deus literalmente não muda, seja de posição, seja de atitude, seja em qualquer outro aspecto. Ele é de eternidade em eternidade, Ele está presente em todos os lugares, Ele sabe de todas as coisas e é todo-poderoso, logo não pode ter sido originado como homem de carne e ossos de um ser anterior a Ele.Através desta reflexão, quero levar você leitor a entender que a compreensão sud a respeito de Deus Pai não é só equivocada, mas também não possui respaldo algum da Escritura além de ser uma heresia. Qualquer um que deseje ser um seguidor de Jesus deve buscar ser fiel aos ensinamentos dEle e tais afirmações a respeito da natureza do Pai não condizem com os seus ensinamentos. Literalmente tudo o que há, sejam mundos distintos, universos distintos, seres de outros mundos, se é que eles existem, foram criados por Deus, o Deus Criador de todas as coisas, o nosso Pai a quem Jesus Cristo nos ensinou a agradecer por todas as coisas na oração do Pai Nosso (Mateus 6:9-13).

Referências:

1 - Eliza R. Snow Smith, Biography and Family Record of Lorenzo Snow, 1884, p. 46; ver também “The Grand Destiny of Man”, Deseret Evening News, 20 de julho de 1901, p. 22.

2 - O Destino Grandioso dos Fiéis. Disponível em: <https://www.churchofjesuschrist.org/study/manual/teachings-of-presidents-of-the-church-lorenzo-snow/chapter-5-the-grand-destiny-of-the-faithful?lang=por>. Acesso em 16 de Abril de 2024.


Comments