Razão Número 4: Deus é auto-existente


Nesta reflexão vamos dar continuidade à análise da frase da reflexão anterior, onde Lorenzo Snow afirma que “Como o homem é hoje, Deus já foi”. Eu afirmei que na teologia sud Deus tem um pai, e um avô, também um bisavô, e na verdade, eles não afirmam isso com todas as palavras, mas é a conclusão lógica, e óbvia, da frase de Snow. Se Deus já foi homem, ele é um ser criado, assim como nós somos. 


A compreensão de como se dá essa criação é diferente para suds e cristãos, já que para eles a filiação do homem com Deus é carnal, física, e não espiritual, lembre-se que eles afirmam que Deus tem um corpo de carne e ossos, assim como nós (D&C 130:22) e nós somos todos filhos carnais de Deus. Desta forma concluímos que Deus teve um início, um ponto de partida, ou, melhor dizendo, havia algo antes dEle.

A Bíblia Sagrada faz algumas afirmações contundentes sobre esse assunto, de forma que isso não é algo obscuro nela. Deus na Bíblia é um ser sem início, Ele é de eternidade em eternidade.

Antes de formares os montes e de começares a criar a terra e o Universo, tu és Deus eternamente, no passado, no presente e no futuro.” (Salmo 90:2)

No começo, criaste a terra e, com as tuas próprias mãos, fizeste o céu. A terra e o céu vão acabar, mas tu viverás para sempre. A terra e o céu se gastarão como roupas. Tu os trocarás como se troca de roupa, e eles serão jogados fora. Mas tu és sempre o mesmo, e a tua vida não tem fim.” (Salmo 102:25-27)

Será que vocês não sabem? Será que nunca ouviram falar disso? O Senhor é o Deus Eterno, ele criou o mundo inteiro. Ele não se cansa, não fica fatigado; ninguém pode medir a sua sabedoria.” (Isaías 40:28)

O entendimento sud sobre os atributos divinos está equivocado em muitos pontos. Nos estudos subsequentes veremos que outros atributos de Deus são deturpados em sua teologia, como sua omnipresença, omnisciência, etc.. Contudo outros textos deles vão dizer o contrário, essa é uma estratégia muito comum entre eles. Afirma-se aqui, nega-se ali, dá-se um entendimento diferente para uma afirmação que depois foi verificada que estava complicada de ser explicada para os que perguntassem.

Deus é auto-existente. Ele é a causa de todas as coisas, nada havia antes dele, ninguém o criou ou o concebeu. Nós não temos um avô celestial, nem mesmo uma mãe, mas apenas um Criador, e Ele nos chama à reconciliação, para que possamos ser feitos filhos dEle.

Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que creem no seu nome” (João 1:13)

Comments