Razão Número 5 – Só há um Deus


O Deus conhecido como Jeová é o Filho, Jesus Cristo. Jesus trabalha sob a direção do Pai e está em completa harmonia com Ele. Todos os seres humanos são Seus irmãos e irmãs, pois Ele é o mais velho de todos os filhos espirituais de Eloim.1

Esta é a compreensão sud a respeito da pessoa do Filho e de sua relação com Deus Pai. Muitas polêmicas a respeito de Jesus existiram ao longo da história da Igreja, contudo a doutrina da sua deidade bem como da Trindade já é consenso entre cristãos há muitos séculos. Durante o Concílio de Nicéia, o primeiro concílio ecumênico foi desenvolvido o seguinte credo que é reconhecido hoje por todos os cristãos:

Creio em um Deus, Pai Todo-poderoso, Criador do céu e da terra, e de todas as coisas visíveis e invisíveis; e em um Senhor Jesus Cristo, o unigênito Filho de Deus, gerado pelo Pai antes de todos os séculos, Deus de Deus, Luz da Luz, verdadeiro Deus de verdadeiro Deus, gerado não feito, de uma só substância com o Pai; pelo qual todas as coisas foram feitas; o qual por nós homens e por nossa salvação, desceu dos céus, foi feito carne pelo Espírito Santo da Virgem Maria, e foi feito homem; e foi crucificado por nós sob o poder de Pôncio Pilatos. Ele padeceu e foi sepultado; e no terceiro dia ressuscitou conforme as Escrituras; e subiu ao céu e assentou-se à direita do Pai, e de novo há de vir com glória para julgar os vivos e os mortos, e seu reino não terá fim. E no Espírito Santo, Senhor e Vivificador, que procede do Pai e do Filho, que com o Pai e o Filho conjuntamente é adorado e glorificado, que falou através dos profetas. Creio na Igreja una, universal e apostólica, reconheço um só batismo para remissão dos pecados; e aguardo a ressurreição dos mortos e da vida do mundo vindouro.”2

Vamos agora fazer um comparativo entre o credo aceito pelos cristãos e o entendimento sud sobre a natureza de Cristo. Segundo a teologia sud Jesus é um Deus, chamado de Jeová, filho espiritual de Deus Pai, nosso irmão, o primeiro filho de Elohim. Sendo Jesus um Deus nascido de Deus Pai, temos então dois deuses, no mínimo. Como veremos mais para frente, na teologia sud na verdade há tantos deuses quanto há filhos de Deus.

De acordo com o Credo Niceno, e isso também se confirma nos credos posteriores, O Filho é gerado, e não criado, ou seja, Ele procede do Pai, contudo compartilha com o Pai de todos os seus atributos, plenamente Deus, por isso “Deus de Deus, Luz da Luz, verdadeiro Deus de verdadeiro Deus, gerado não feito, de uma só substância com o Pai;”. Um desavisado pode achar que esses dois conceitos o sud e o cristão concordam entre si, mas na verdade o credo cristão está falando de um único Deus no qual subsistem três pessoas distintas, O Pai, O Filho e o Espírito, enquanto que na teologia sud há três Deuses, na verdade mais, como eu já disse, mas vamos nos ater às três pessoas da Trindade por enquanto. Sendo assim os cristãos são monoteístas, e os sud politeístas.

Esse tipo de compreensão errônea não é rara entre pessoas leigas, e há algumas denominações que não a sud que professam variações dessa heresia. O próprio Concílio de Nicéia existiu por conta de um grupo dentro do cristianismo que professava algo parecido, os arianos, que não reconheciam a deidade de Cristo, mas ensinavam que ele é um ser criado, não eterno, e não da mesma substância do Pai.3

Mas o que a Bíblia fala a respeito da pluralidade de deuses? Para ela só há um Deus verdadeiro e todos os outros são falsos deuses.

Lembrem que o Senhor, nosso Deus, é o único Deus. Ele é fiel e mantém a sua aliança. Ele continua a amar, por mil gerações, aqueles que o amam e obedecem aos seus mandamentos,” (Deuteronômio 7:9)

O Senhor é o único Deus; somente Deus é a nossa rocha.” (2 Samuel 22:32)

O Senhor Deus diz: ‘Escute, povo de Israel, o povo que eu escolhi! Eu, o Senhor, sou o único Deus: sou o primeiro e o último.’” (Isaías 48:12)

E a vida eterna é esta: que eles conheçam a ti, que és o único Deus verdadeiro; e conheçam também Jesus Cristo, que enviaste ao mundo” (João 17:3)

Pois existem os que são chamados de "deuses", tanto no céu como na terra, como também existem muitos "deuses" e muitos "senhores". Porém para nós existe somente um Deus, o Pai e Criador de todas as coisas, para quem nós vivemos. E existe somente um Senhor, que é Jesus Cristo, por meio de quem todas as coisas foram criadas e por meio de quem nós existimos.” (1 Coríntios 8: 5-6)

E há somente um Deus e Pai de todos, que é o Senhor de todos, que age por meio de todos e está em todos.” (Efésios 4:4)

Ao Rei eterno, imortal e invisível, o único Deus — a ele sejam dadas a honra e a glória, para todo o sempre! Amém!” (1 Timóteo 1:17)

A compreensão sud a respeito da deidade de Cristo e também da possibilidade de nós, homens, nos tornarmos deuses, criadores, vai contra a Bíblia Sagrada, a doutrina dos apóstolos e a teologia cristã. No próximo capítulo nós falaremos de uma forma mais aprofundada sobre a deidade de Cristo e de como a compreensão sud o diminui reduzindo-o a um ser criado. Concluindo nossa reflexão de hoje, de acordo com a doutrina apostólica nosso Deus é o único Deus, não havendo outro pelo qual devamos ser salvos. Quem professa idéias contrárias a isso não pode ser considerado cristão.

Referências:

1 – Trindade. Disponívbel em: <https://www.churchofjesuschrist.org/study/scriptures/gs/god-godhead?lang=por>. Acesso em: 18 de Abril de 2024.

2 – O Credo Niceno. Disponível em: <https://www.monergismo.com/textos/credos/credoniceno.htm>. Acesso em: 18 de Abril de 2024.

3 – A Heresia de Ário. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/historiag/arianismo-heresia-ario.htm>. Acesso em: 18 de Abril de 2024.

Comments